quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Imagem Corporativa da ESAS

A meu cargo, como já referi em cima, ficou fazer um painel para a recepção que englobasse os três patronos com alguma coisa que simbolizasse o que cada um fazia.

Comecei então pelo Alberto Sampaio. A imagem original era assim:














Para manipula-la, como tinha idealizado, seleccionei, com o laço magnético, depois pus a imagem em tons de cinzento, colors + desaturate + luminosity. Como a imagem ficava um bocado baça, sem brilho, tive de fazer ajustes a nível do brilho e contraste (colors + brightness-contrast).

Devido ao tamanho da imagem original ser pequeno, tive de redimensionar e ajustar à medida da janela do painel individual, que é de 2000x1900 pixéis.

Seguidamente colei (paste into) num novo documento. Neste trabalhei o cabelo com o carimbo (clone tool) e esbati (burn tool) para não se notar muito a destonalidade em relação ao resto. Ficou assim:
















O segundo patrono a trabalhar foi o Manuel Monteiro. A imagem original era assim:
















O processo de manipulação foi igual ao do Alberto Sampaio, pois queria dar o mesmo efeito em todos.
Depois da manipulação acima descrita, este patrono, ficou assim:













O terceiro patrono a trabalhar foi o Álvaro Carneiro. A imagem original era assim:














O processo de manipulação foi igual aos outros dois patronos (Alberto Sampaio e Manuel Monteiro), com a excepção de três técnicas que este tem a mais devido à qualidade da imagem original. Assim, neste usei mais o burn tool que faz mais ou menos brilho num sítio particular, seleccionado à minha escolha. Depois disto seleccionei o rosto (porque ficava muito claro em relação ao resto do corpo) e pu-lo mais escuro, para isso fui a colors + curves. Para melhorar alguns defeitos que tinham ficado, usei um filtro chamado LOMO. Depois disto a imagem ficou assim:














Depois de tratar dos patronos passei à manipulação dos símbolos de cada um deles, nomeadamente à bússola do Alberto Sampaio, ao martelo do Manuel Monteiro e ao violino do Álvaro Carneiro.

Comecei pela bússola. A imagem original era assim:












Para não destoar muito dos patronos tive de dar o mesmo efeito. Comecei por seleccioná-la, colá-la no documento que já tinha do Alberto Sampaio, redimensioná-la à medida deste mesmo documento e rodá-la de maneira a notar-se o que estava por detrás do patrono. De seguida, pus a imagem em tons de cinzento, colors + desaturate + luminosity, e para melhorar o brilho e o contraste fui a colors+brightness-contrast.
Para que a bússola não ficasse tão nítida quanto o patrono usei um filtro, eraserclassic, que apaga algumas partes da imagem, ficando esta com algumas falhas. A imagem ficou assim:













Passei de seguida ao martelo. A imagem original era assim:














O processo para a sua manipulação foi igual ao da bússola. A imagem manipulada ficou assim:












A última imagem a manipular foi o violino. A original era assim:














Após a sua manipulação ficou assim:












Depois tentei encontrar frases que cada um dos patronos da escola tivesse dito ou citado na altura, e peguei numa parte dessas mesmas frases e utilizei-as em cada um deles.
A frase do Alberto Sampaio era “Hei-de morrer simples estudante, vendo sempre, a cada passo, no assunto mais simples, novos horizontes.” Eu pus uma parte “…vendo sempre…novos horizontes”, porque achei que se enquadrava bem com a imagem da bússola por causa dos horizontes e com a ideia de mudança e da cultura, que estamos sempre a aprender.
Então no conjunto o Alberto Sampaio, a bússola e a frase ficaram assim:













Passei à frase do Manuel Monteiro. A frase era “Enquanto for vivo trabalho para as bibliotecas, o público e a cultura”. Eu aproveitei a parte “…trabalho para as bibliotecas, o público e a cultura, porque como ele é o patrono da biblioteca e era jurista achei que a frase se enquadrava bem porque se refere ás bibliotecas e ao público e, depois à cultura porque é, na verdade, o que melhor define uma escola.
Na junção do Manuel Monteiro, do martelo e da frase, o individual ficou assim:












Continuamente tratei da frase do Álvaro Carneiro que era “(…) Os numerosos alunos desta escola… poderão ter assim, no patrono da rua que os serve o grande exemplo de uma vida inteiramente devotada à cultura musical…” e eu optei por pôr a parte que diz “uma vida inteiramente devotada à cultura musical…”, porque este é o patrono que dá não só o nome à rua da escola como também ao auditório. Como o auditório tem a ver com música, espectáculo, teatro, etc, optei por pôr a parte da frase que falava da música, ou da arte dele.
Unindo o Álvaro Carneiro, o violino e a frase, o individual ficou assim:











Quando reparei nos patronos notei que o espaço estava um pouco vazio, então decidi pesquisar um pattern para o fundo. Quando finamente encontrei um que tinha gostado, não dava para fazer o download, era uma imagem. Tive de fazer print screen da página da Internei e abri-la num novo documento. O fundo era este:






Redimensionei à medida e colei no documento dos patronos.

No Alberto Sampaio ficou assim:











No Manuel Monteiro ficou assim:












E no Álvaro Carneiro assim:












Guardei estas imagens em formato xcf, formato GIMP, e em PNG, formato de imagem escolhida.
Quando acabei de fazer os patronos individuais tinha de arranjar uma maneira de os juntar, de os unir todos no mesmo painel, para dar a ideia de que estão todos no mesmo local, na escola.
Para não ficar muito “pesado” em termos de observação e orientação, decidi usar o mesmo fundo. Assim, para dar um “ar” mais diferente diminuí a opacidade do mesmo. Ficou assim:






Consequentemente tive de colocar os patronos um a um neste mesmo fundo, já com uma medida maior, dois metros e cinquenta centímetros de largura por 90 centímetros de altura. Á medida que ia fazendo Copy Paste o painel foi-se completando.

1º Passo (colar o individual do Alberto Sampaio):








2º Passo (colar o individual do Manuel Monteiro):







3º Passo (colar o individual do Álvaro Carneiro):





4º Passo (colar a assinatura digital):


O último passo foi guardar o trabalho. Optei por guardar tudo no formato PNG devido à qualidade de imagem e também porque é um formato que nao tira a qualidade da imagem original e deixa a opacidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário